I: faq

Contato

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes


Instalação

Que cuidados devemos ter no momento de instalar fechaduras e maçanetas?

As peças devem ser instaladas sempre após a pintura das portas, para evitar danos. Recomenda-se retirar a fechadura e recolocá-la depois de concluída a pintura. Caso haja contato com a tinta ou verniz, a limpeza deve ser feita imediatamente com um pano úmido. Nunca utilizar removedor com base ácida.
Ao instalar uma fechadura, busque sempre alinhar bem as peças correspondentes, de modo que o trinco feche livremente quando a porta é normalmente fechada.


Que ferramentas é preciso ter para instalar uma fechadura ?

A maioria das fechaduras requer somente um conjunto de chaves de fenda, philips e allen para instalação. Para fazer a furação na porta, será necessária uma furadeira (e acessórios), broca e formão para acabamento.
As portas que já vem com a furação própria facilitam a instalação. Se a porta não vier com a furação, aconselhamos que procure ajuda de um vendedor ou instalador qualificado para fazer o serviço.
Consulte o manual de instalação que acompanha a fechadura, para se certificar de que dispõe das ferramentas necessárias



Manutenção Preventiva

Com que frequência deve-se fazer manutenção de fechaduras?

  • Recomenda-se que mensalmente seja feita a manutenção da peça.
  • Recomenda-se que a cada 6 (seis) meses seja verificado se os pinos e parafusos necessitam de aperto.
  • A cada 12 (doze) meses recomenda-se lubrificar os cilindros. Para cilindro de gorge (paletas) recomenda-se lubrificação com óleo fino e cilindro de pinos com grafite em pó.

Caso antes deste prazo, seja detectado a dificuldade em girar a chave, pode-se realizar o mesmo procedimento de lubrificação.


Como devo guardar as fechaduras novas enquanto não utilizadas?

Os conjuntos de fechaduras enquanto não utilizados, devem ser armazenados nas embalagens originais em locais arejados, sem umidade e produtos químicos.


Como devo fazer para substituir algum componente?

Recomenda-se utilizar componentes originais e com a mesma classe de utilização do produto instalado.



Limpeza

Qual é a forma correta de limpar maçanetas e fechaduras?

As peças devem ser limpas apenas com um pano umedecido em água.

Em caso de instalação em locais com pouco uso ou regiões de maresia, devido ao acúmulo de sujeira e sal, que prejudicam a durabilidade do revestimento é necessário a limpeza do espelho/roseta e da maçaneta.

Não use produtos de limpeza, que são abrasivos e danificam o acabamento final da fechadura, causando oxidação e descascamento de seus componentes.

Evite produtos cujo rótulo indica que removem manchas e ferrugem ou que contêm ácidos ou agentes cáusticos